BLOG

Ouse Iluminação  ›  Blog  ›  Qual a lâmpada certa para sua luminária?

Qual a lâmpada certa para sua luminária?

Escolher a lâmpada certa para compor seu projeto de iluminação faz toda a diferença. Na hora do projeto, um profissional sabe que o tipo de lâmpada a ser escolhida não irá influenciar somente na claridade do ambiente, mas também irá compor a estética da decoração. Fatores como temperatura da cor, intensidade da luz e forma da lâmpada podem pesar tanto quanto o modelo da sua luminária na decoração.

Para facilitar na escolha, a Ouse preparou algumas dicas para encontrar qual a lâmpada perfeita para sua luminária.

1. Identifique o espaço

Dentre os fatores importantes de se considerar na hora de escolher a lâmpada ideal, está o uso do espaço. A iluminação pode transmitir tranquilidade e conforto, bem como foco e energia. Por isso, saber se o ambiente será utilizado como lugar de descanso ou de trabalho faz toda a diferença. Também é muito importante considerar o tamanho do ambiente e a localização exata das luminárias.

luminária iluminando caminho de jardim

2. Entenda as necessidades

Além das necessidades de uso do espaço é extremamente importante entender bem o funcionamento da luminária e para quê será utilizada, e claro, a compatibilidade com lâmpada que emite o efeito de luz desejado. A maneira como esse objeto de decoração emana e dissipa a luz, bem como seu tamanho e material, influenciam muito na iluminação ambiente e em qual será o modelo de lâmpada ideal. Também tenha em mente os gastos com energia, já que para cada tipo de lâmpada o consumo é diferente.

3. Conheça os tipos de lâmpada

 Lâmpadas LED

As Lâmpadas de LEDs são formadas por pequenos dispositivos eletrônicos que se acendem quando a energia elétrica é transmitida. São muito eficientes energeticamente e têm vidas longas. Podem transmitir luz vermelha, verde, azul ou branca. Lâmpadas de LED são bastante versáteis, podendo ser utilizadas desde em luminárias de mesa, em escritórios, a spots ao ar livre, na iluminação de paisagens e trajetos.

 Lâmpada Fluorescente

Conhecida principalmente por consumir entre 20 e 40% menos energia, as lâmpadas fluorescentes produzem luz neutra. Trata-se de uma temperatura equilibrada, que pouco influencia nas cores do ambiente e dos objetos. Encontra-se no mercado com tamanho normal (Lâmpada Fluorescente) ou reduzido (Lâmpada Fluorescente Compacta). Esse tipo de iluminação é muito utilizada em banheiros, closets, algumas luminárias de quarto e outros locais onde há a necessidade de luz clara, porém equilibrada. As Lâmpadas Fluorescentes podem ser utilizadas em luminárias de teto, luminárias de mesa e luminárias de parede.

luminária de parede branca com lâmpada fluorescente

 Lâmpadas de Halogênio

A principal característica das Lâmpadas de Halogênio é quanto a temperatura da luz,  que é branca (6.400k) e produz mais intensidade por watt do que as demais. Seu tamanho pequeno com possibilidade de alta intensidade configuram uma ótima opção para a iluminação focal. São comumente usadas em luminárias de mesa, luzes de suporte no banheiro, pendentes, lâmpadas direcionais, lustres, luminária de chão, luminárias de sala, iluminação de caminhos e também luzes de spot ou holofotes ao ar livre.

Lâmpadas PAR

A sigla que significa Refletor Parabólico Aluminizado (PAR), diz respeito à Lâmpada utilizada principalmente para controle dos níveis de luz. Lâmpadas PAR dependem tanto do refletor interno quanto de prismas na lente para gerar um feixe de luz controlado ou concentrado. Essas lâmpadas são extremamente brilhantes e são muito utilizadas para o quando há necessidade de controle exato de níveis de luz e iluminação de destaque.

Lâmpadas Xenônio

Conhecidas por durar até 10.000 horas, Lâmpadas de Xenônio são muito utilizadas em iluminação de trajetos. São feitas de um gás raro utilizado em lâmpadas especializadas.

luminária de led quadrada encostada na parede

Sabemos que lugares mais confortáveis pedem uma lâmpada de tonalidade quente e lugares de mais visibilidade pedem lampadas de tonalidade neutra ou fria. Mas a iluminação perfeita de um ambiente envolve muitas outras questões, desde a iluminação natural do local, até a cor dos móveis e paredes, bem como o fim para que vai ser utilizado. Por isso, consultar um profissional da área é um passo essencial para garantir a melhor iluminação possível de seu ambiente.

Conheça seu espaço, avalie suas necessidades e explore suas possibilidades, que são incontáveis. Mas na hora de pensar seu projeto de Iluminação, conte com a Ouse. Visite-nos e vamos tirar sua ideia do papel!