BLOG

Ouse Iluminação  ›  Blog  ›  Como decorar cada ambiente com iluminação

Como decorar cada ambiente com iluminação

Dicas para deixar sua casa bem iluminada

A iluminação certa no local mais adequado pode transformar a decoração e os ambientes da sua casa. Com a variedade de produtos de iluminação que temos hoje, é importante saber qual é o mais recomendado para cada espaço do seu lar, escritório e até para os ambientes externos. Preparamos um guia com as melhores dicas de iluminação para cada ambiente.

Ambientes externos

Iluminar áreas externas requer pensar em alguns fatores importantes. O objetivo principal é pensar nos espaços de passagens, como corredores, entradas, porque em primeiro lugar vem a segurança. É importante lembrar também, que para evitar choques elétricos, é recomendado o uso de lâmpadas de baixa voltagem. O LED é muito recomendado para ambientes externos porque além de terem alta durabilidade, ainda pode-se brincar com cores e criar um aspecto ainda mais interessante na sua decoração.

Após decidir quais locais e lâmpadas ideais para a segurança nos ambientes externo, chega a hora de escolher pontos de luz que irão valorizar o estilo arquitetônico da casa e o efeito desejado no jardim. Se você tiver arbustos ou árvores em casa, pense na possibilidade de iluminá-los, com luzes que não agridam plantas. Seu jardim ficará bonito durante o dia e a noite.

Escadas, corredores e portas

Pensando ainda em segurança, a iluminação correta de todas as escadas, corredores, pontos de acesso da casa, como entradas e portas, pode evitar acidentes e trazer mais conforto para todos. Para esses tipos de ambientes, nossa sugestão é o uso de spots, desta forma pode-se obter uma boa quantidade de luz e balizamento, sem causar desconforto visual ou poluir visualmente o espaço.

Sala de Estar

As salas de estar pedem conforto e tranquilidade. Este é um ambiente para relaxar, se sentir confortável e aconchegado. Por isso, sugerimos evitar lâmpadas fluorescentes ou pontos de luz direta. O ideal para esse espaço é usar tons mais amarelados e, para o consumo de energia não ser alto, as lâmpadas de LED sempre serão a melhor opção. Pense também em distribuir pontos de luz em cantos e laterais, e sobre itens decorativos como quadros. A luz indireta evitará o cansaço da vista e reflexos na tela da televisão, além de atribuírem um aspecto convidativo ao ambiente.

Sala de Jantar

Nós sabemos que uma boa experiência gastronômica começa no visual. Por isso, indicamos que o foco principal de iluminação da sala de jantar seja a mesa, onde serão servidos os pratos. Faça uma iluminação central com um belo lustre ou um ou mais pendentes e as refeições serão ainda mais atrativas.

Cozinha

Áreas de trabalho da casa são os ambientes que pedem mais iluminação. Na cozinha é possível preparar diferentes cenários para momentos diferentes de uso, como preparação de refeições e momentos de socialização. Não deixe de distribuir luz sobre bancadas, pia, fogão e até mesmo dentro dos armários para facilitar a identificação de objetos e alimentos. Combine estrategicamente teclas do interruptor para ter opções variadas de acordo com o momento. Fitas de LED sob os móveis e luminárias decorativas irão transformar o ambiente em um local perfeito de convivência e praticidade.

Banheiro

Neste ambiente dedicado aos cuidados pessoais e a higiene, uma fonte de luz branca bem distribuída é indispensável. Ela pode ser suave e difusa, porém deve conferir claridade. Luzes nas laterais nos espelhos são ideais para a visualização do rosto e melhoram a experiência na maquiagem ou na hora de fazer a barba.

Quartos

Os dormitórios apresentam necessidades diferentes, portanto, esquemas de luz diferentes. Uma luz difusa traz conforto e aconchego para proporcionar o descanso. Para isso, sugerimos pontos de luz amarelados e suaves distribuídos pelo quarto. Para quem gosta de ler no quarto, spots acima da cabeceira, assim como o abajur em cada lateral da cama, facilitam a leitura noturna. Porém, focos de luz mais precisos e diretos perto dos armários ou até mesmo dentro deles, facilitam a visualização e ajudam na escolha de roupas e acessórios. Nossa dica para este ambiente é investir na automação de luz, porque além de te dar o conforto de ligar ou desligar as lâmpadas através do controle remoto, a economia de energia é considerável.

E então? Conseguiu imaginar como a iluminação certa no local mais propício pode transformar ambientes? Conheça os produtos da Ouse e decida como renovar ambientes com tecnologia e design.