BLOG

Ouse Iluminação  ›  Blog  ›  3 fortes tendências em design de iluminação para ficar de olho

3 fortes tendências em design de iluminação para ficar de olho

3 fortes tendências em design de iluminação para ficar de olho

Do estilo moderno ao retrô, encontramos luminárias que aparecem com designs cada vez mais surpreendentes e para todos os gostos.

Assim como no mercado da moda, as tendências do design de interiores e do design de iluminação se renovam todos os anos e, às vezes, criações são inspiradas em certas estações. Tendências de iluminação podem flutuar com freqüência e, como uma mudança na iluminação pode transformar completamente o visual dos seus espaços, fazer a sua casa entrar “na moda”, através de peças chaves, pode ser mais fácil do que renovar um guarda-roupa.

Com a tecnologia trabalhando a favor da funcionalidade, os designers sempre foram, e sempre serão, geniais e criativos. A soma de tudo isso são milhares de lançamentos de luminárias com os mais diferentes materiais, desenhos, cores e efeitos de iluminação. Mas como algumas brilham com mais força, é bom ficar de olho nas principais tendências que estão rolando por aí.

1- A vez do Rose Gold

Os tons metálicos são clássicos na decoração e a cor do momento é rose gold, uma mistura de cobre com dourado inspirada nos anos 1970. Foi consolidado recentemente e ainda está em seu auge, o ideal é apostar em luminárias decorativas nesse tom, como luminárias de mesa ou pendentes, trazendo em suas formas a elegância do gold junto à contemporaneidade do rose.

2- A volta do estilo industrial

Nesse momento você deve estar com a sensação de dejà vu, mas é apenas a volta do estilo industrial, porém, de cara nova.

O design industrial tradicional sempre foi sinônimo de acabamentos rústicos, cores neutras e ênfase total no metal. Agora, mais moderno, ao contrário das luminárias com designs que lembravam a iluminação de armazéns comuns, o estilo industrial está apostando em metais mais finos, tons mais ricos e formas alternativas.

Com esse novo visual, as luminárias com design industrial podem ainda ter um certo ar de inacabado, proposital, mas ganharam status de obra de arte, perfeitas para serem usadas em paredes ou mesmo como uma peça central na decoração da cozinha à sala de estar.

3- O Art Déco na iluminação

Durante anos o estilo Art déco foi o destaque no design de interiores. Já em iluminação, para os apaixonados pelo movimento, não era muito fácil encontrar luminárias com design do estilo.

Felizmente isso está mudando e, atualmente, tem se tornado cada vez mais comum encontrar peças com o característico design do art déco: linhas limpas, atraentes desenhos geométricos e perfeito equilíbrio entre forma funcional, estética e arte.

Por ser um estilo com design impactante, o art déco tem aparecido principalmente em pendentes que rapidamente viram o centro das atenções em qualquer ambiente.

A maior tendência é VOCÊ

Para quem gosta de estar rodeado por belezas especiais e estar sempre antenado em tudo, ficar por dentro das tendências é uma questão de inspiração. Mas não esqueça: o melhor de design de iluminação é aquele que tem o seu estilo e funciona nos seus ambientes.